7/25/2007

Programar é uma arte!

Eu sempre admirei quem dominava a arte de programar, quando pequeno eu tinha um Expert da Gradiente e além dos jogos que eram maravilhosos, eu me dava ao trabalho de digitar TODOS os trabalhos da escola nele. Saber operar um editor de textos aos 10 anos era uma aberração para época, não saber hoje aos 10 anos o que é Orkut, MSN e Google é que é uma aberração.

Nessa época tinha um outro garoto que viu que o meu trabalho havia sido feito em um computador e ele me perguntou:

"Você manja de Basic ou Clipper?"

Nada, essa foi minha resposta por muito tempo, mas porque parece tão difícil aprender a programar?

A resposta veio a 2 anos e meio atrás, programar depende da quantidade de tempo que se dedica a aprender, mas ainda assim eu fico na dúvida porque tem uns cara que parece que nunca viram um computador na frente, de repente o cara olha para você diz:
"Vamos encapsular estes atributos e delegar este método para a nova classe.".

Eu sei que exagerei um pouco aqui, mas o que eu quero mostrar é que programar é fácil para algumas pessoas e mais difícil para outras (nunca impossível), assim como algumas pessoas tocam violão sem nunca ter entrado em um conservatório e outras passam anos estudando música.

Isso acontece porque programar é uma arte.


Arte vem do latim ars, que significa técnica ou habilidade. Qualquer pessoa pode aprender as técnicas usadas para se tocar violão, mas alguns tem uma aptidão natural para a música.

Técnicas, sejam de música, esportes, ou programação podem ser aprendidas por qualquer pessoa alfabetizada, entretanto o grau de domínio de uma determinada técnica está diretamente ligado a volume de tempo dedicado ao treino da técnica.

Este conceito foi exposto pelo Professor Donald E. Knuth no texto Computer Programming as an Art, no texto ele vai fundo e explica porque considera a programação de computadores uma arte. Eu recomendo a todos a leitura deste texto.

Eu aprendi que não tinha aptidão natural para programar mas nestes últimos dois anos aprendi que treinar é essencial para minha formação e como eu disse no meu perfil, quero me tornar um Arquiteto de Software e sei que ainda há muito o que estudar para chegar lá.

Referência:
Computer Programming as an Art [HTML] [PDF]
Wikipédia: Arte
Museu da Computação e Informática - MCI

IMHO,


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Creative Commons License


Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?