5/14/2007

Os Princícpios do MSF

Continuando minha série sobre MSF, vou escrever sobre os princípios que norteiam o MSF.

Para conceituar o que é princípio, utilizei o comando define do Google (define:princípio) e analisando as quatro definições, uma frase se destacou:

Proposição segundo a qual tudo quanto podemos observar deve depender.

Como o MSF é 100% focado no trabalho de equipe, cada componente membro da equipe deve ter em mente estes princípios:

  1. Compartilhe a visão do projeto – como o MSF depende totalmente do trabalho de equipe e uma equipe só trabalha como um verdadeiro time se todos os membros compartilham da mesma visão de projeto.

  2. Incentive comunicação entre a equipe – mentenha uma relação honesta e aberta dentro da equipe. O fluxo de informações dever ser livre para reduzir a possibilidade de equívocos e esforço inútil.

  3. Valorize cada membros da equipe - numa equipe eficiente, cada membro se compromete a entregar suas tarefas e confiam que, onde eles dependerem das tarefas de outros membros da equipe, estas também serão entregues.

  4. Estabeleça claramente as responsabilidades - o modelo de equipe do MSF é baseado na premissa de que cada membro sabe seu papel e suas responsabilidades e sabe que seu trabalho tem influência no trabalho dos demais mebros da equipe. Essa interdependência pode levar o projeto para o o total sucesso ou para o total fracasso. Para resolver este dilema, a equipe deve estabelacer uma linha clara de responsabilidades de cada membro, cada papel é responsável para uma parte da qualidade do projeto.

  5. Invista em Qualidade - numa equipe bem sucedida, cada membro deve sentir-se responsável pela a qualidade do produto e não delega-la a um único membro de equipe. Cada membro deve ser o advogado do cliente no desempenho do seu papel.

  6. Seja parceiro do cliente - as decisões do projeto devem ser tomadas de acordo com o negócio do cliente, cada mudança de negócio irá influenciar no projeto e na satisfação do cliente.

  7. Permaneça ágil e espere mudanças – quanto mais uma organização tenta melhorar seu negócio, mais se arriscam em novos territórios. O modelo de equipe de MSF assegura que todos os envolvidos no projeto não se surpreendam e possam se adaptar com agilidade às mudanças.

  8. Agregue valor ao resultado – a cada ciclo a equipe vai entregar resuldados pré-definidos e acordados, isso é muito importante para satisfazer o cliente. Contudo sempre que possível e dentro o escopo do projeto a equipe deve agregar valor ao resultado entregue.

  9. Aprenda com as experiências – nos ciclo ocorrerão problemas que provavelmente se repetirão ou pelo menos algo parecido. Crie um controle alimentando cada ocorrência para que a equipe compartilhe o conhecimento e melhore sua performance continuamente.


Até o próximo post!

Referência:
Microsoft Solutions Framework
Google Help:Cheat Sheet

Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?