4/14/2008

Suporte para notebook por 30 reais

Ainda não publiquei um review sobre a minha nova aquisição, um Dell Vostro 1000, contudo antes do notebook ser entregue eu resolvi improvisar um suporte, afinal, não tenho filhos ainda e não quero ter os meus "ovos" cozidos.

Material e Ferramentas


Primeiro eu aproveitei as grades de prateleiras (aquelas usadas em balcões de lojas), é o mesmo tipo de grade que usei para organizar os cabos na parte de trás da minha mesa.


Compre também um metro de mangueira. Eu preferi uma mangueira de gás, porque esse tipo de mangueira é mais espessa e mais firme.


Lacres pequenos (também conhecidos como "enforca gato"), vamos usá-los para montar o suporte. Quem quiser reproduzir essa "maluquice", pode usar arames também, mas eu achei os lacres mais práticos.


As ferramentas foram: estilete, serra de metal, lima e fita isolante.



Mãos à obra


Serre uma das grades e de forma a ficar apenas uma coluna de "quadradinhos". Use a lima para deixar corrigir as pontas serradas.


Se achar necessário use a fita isolante para proteger os cantos. No meu caso, as grades não tinha os cantos soldados, por isso usei a fita para melhorar a estrutura.


Use os lacres para unir as grades. Procura cruzar o lacre para que ele não fique deslizando na grade.


O objetivo é montar um triângulo, como na próxima foto.


Depois corte a mangueira em 3 partes da largura da grade.


Depois faça um corte nos pedaços da mangueira seguindo este esquema, um corte transversal e pequenas elipses onde ficam os arames da grade. Eu montei um esquema (fora de escala) de como devem ser os cortes.


IMPORTANTE: Essa parte é sem sombra de dúvidas a mais demorada, a mais chata e a mais perigosa do "projeto".
Coloque as mangueiras em cada ângulo do triângulo. Elas vão servir para não machucar quem usar se resolver colocar o suporte no colo e também como anti-derrapantes se for usar o notebook em uma mesa.



Bom, este é o resultado final. Não fica uma maravilha, mas ficou bem menos feio do que eu esperava. Quando uso o notebook sentado na cama, eu até sinto a temperatura aumentar, mas não tem comparação quando faço isso sem o suporte. Realmente quebra um galho até eu poder comprar um suporte descente.


Atualização: Eu não me lembrava de onde tinha tirado essa idéia, eu até procurei no LifeHacker e mas não encontrei. Mas é claro que eu não iria achar! Eu tinha visto isso no Efetividade.net, não no LifeHacker.

Até a próxima...

Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?