Nessa época tinha um outro garoto que viu que o meu trabalho havia sido feito em um computador e ele me perguntou:
"Você manja de Basic ou Clipper?"
Nada, essa foi minha resposta por muito tempo, mas porque parece tão difícil aprender a programar?
A resposta veio a 2 anos e meio atrás, programar depende da quantidade de tempo que se dedica a aprender, mas ainda assim eu fico na dúvida porque tem uns cara que parece que nunca viram um computador na frente, de repente o cara olha para você diz:
"Vamos encapsular estes atributos e delegar este método para a nova classe.".
Eu sei que exagerei um pouco aqui, mas o que eu quero mostrar é que programar é fácil para algumas pessoas e mais difícil para outras (nunca impossível), assim como algumas pessoas tocam violão sem nunca ter entrado em um conservatório e outras passam anos estudando música.
Isso acontece porque programar é uma arte.
Arte vem do latim ars, que significa técnica ou habilidade. Qualquer pessoa pode aprender as técnicas usadas para se tocar violão, mas alguns tem uma aptidão natural para a música.
Técnicas, sejam de música, esportes, ou programação podem ser aprendidas por qualquer pessoa alfabetizada, entretanto o grau de domínio de uma determinada técnica está diretamente ligado a volume de tempo dedicado ao treino da técnica.
Este conceito foi exposto pelo Professor Donald E. Knuth no texto Computer Programming as an Art, no texto ele vai fundo e explica porque considera a programação de computadores uma arte. Eu recomendo a todos a leitura deste texto.
Eu aprendi que não tinha aptidão natural para programar mas nestes últimos dois anos aprendi que treinar é essencial para minha formação e como eu disse no meu perfil, quero me tornar um Arquiteto de Software e sei que ainda há muito o que estudar para chegar lá.
Referência:
Computer Programming as an Art [HTML] [PDF]
Wikipédia: Arte
Museu da Computação e Informática - MCI
IMHO,
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?